DÚVIDAS FREQUENTES
Professoras e professores que completarem a Formação online em Arte e Direitos Humanos do Projeto A Árvore: Biomas Brasileiros receberão um Certificado de Conclusão. Para isso, é preciso assistir aos vídeos dos 5 módulos e completar o quiz no final de cada módulo com o mínimo de 70% de aproveitamento.
Os professores que inscreverem sua escola e executarem o projeto também recebem um Certificado de Participação. Para isso, precisam compartilhar evidências das atividades, por meio de fotos e do preenchimento do formulário final pela diretora ou coordenadora.
Cada escola participante receberá um kit pedagógico, para ser utilizado pelos professores em sala de aula, para as atividades com os estudantes que incluem folhinhas adesivas, etiquetas para assinatura autoral, certificado de participação e caixas de lápis de cor para uso coletivo.
A depender da faixa etária, também compõem o kit os livros “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Azul e Lindo, Planeta Terra Nossa Casa” ambos de Ruth Rocha e Otávio Roth da Editora Salamandra, e um Álbum com 30 reproduções da série artística “Declaração Universal dos Direitos Humanos” de Otávio Roth.
O projeto A Árvore: Biomas Brasileiros funciona em ciclos anuais. Cada ano o projeto atua em um bioma brasileiro.
No primeiro semestre é realizado o evento de abertura, as formações online e o envio do kit pedagógico para as escolas. No segundo semestre são realizadas as atividades junto aos alunos, os relatórios e o evento de encerramento.
A formação tem carga horária total de cerca de quatro horas. São 05 módulos, compostos por vídeos informativos, curtos e didáticos, que podem ser acessados de maneira assíncrona.
A formação online possibilita:
aprender mais sobre a obra do artista visual Otávio Roth
explorar conceitos sobre arte-educação, direitos humanos e sustentabilidade
compreender sobre as competências desenvolvidas por meio do projeto, e como se relacionam à BNCC
se familiarizar com o kit pedagógico que será enviado para sua escola, desenvolvido para apoiar você na condução de atividades e discussões em sala de aula.
Além disso, o professor(a) é convidado(a) a participar de dois eventos online ao longo do ano, de cerca de 1 hora cada e de um plantão de dúvidas online também de cerca de 1 hora.
Utilizamos como critério de análise e seleção os relatórios finais individuais de cada professor(a), solicitados aos participantes após a conclusão do projeto na escola. São consideradas as participações que se alinhem ao propósito do projeto: estimular cultura de paz, reconhecer a autonomia e protagonismo dos estudantes, transmitir e atuar na prática pedagógica segundo os valores contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A professora ou professor Destaque participa de um evento virtual transmitido pelo canal Youtube da Fundação Abrinq de abertura das atividades no ano seguinte. Também é convidada ou convidado para um encontro focado na educação e infância, virtual ou presencial a depender das oportunidades disponíveis. O evento e as datas são definidas com antecedência pela Fundação Abrinq. Passagens e estadias estão inclusas no prêmio.
Outros professores poderão receber uma Menção Honrosa pelo seu empenho e resultados.